«المؤسسات الإسلامية» في البرازيل يترجم مقالات عن «النبي محمد» إلى اللغة البرتغالية

وزير الأوقاف الدكتور محمد مختار
وزير الأوقاف الدكتور محمد مختار


قام اتحاد المؤسسات الإسلامية في البرازيل بترجمة بعض مقالات وزير الأوقاف الدكتور محمد مختار جمعة، إلى اللغة البرتغالية منها : «رسول الإنسانية»، و«نبي الرحمة، في إطار المشاركة في الحملة العالمية «محمد رسول الإنسانية» التي أطلقتها وزارة الأوقاف.


جاء ذلك حبًا وبيانًا لعظمته «صلى الله عليه وسلم» وكونه ورسالته رحمة للعالمين، تم نشرهما وتوزيعهما على الجاليات الإسلامية.

 

يذكر أن هذه الترجمة قد سبقتها سلسلة من الفعاليات احتفالًا واحتفاءً بذكري مولد رسول الإنسانية «محمد صلى الله عليه وسلم» مشاركة في حملة وزارة الأوقاف المصرية، من خلال مبعوثيها بالبرازيل، وذلك بعقد مجموعة من الندوات والمحاضرات الدينية في مختلف المساجد بالبرازيل.

 

وشهدت هذه الاحتفالات حضور العديد من الشخصيات الدينية ورؤساء المؤسسات الإسلامية، والجمعيات الخيرية الإسلامية في البرازيل .

 

1- مقال رسول الإنسانية باللغة البرتغالية

Muhammad, o Profeta da Humanidade

Professor e doutor Muhammad Mukhtar Jumua

Ministro do Awqaf do Egito

O nosso profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) é o profeta da humanidade e seu mensageiro. Seja por ser a sua mensagem enviada como misericórdia a todos os mundos, pois como diz Allah, o Altíssimo, “E não te enviamos senão como misericórdia para os mundos” [Os profetas: 107], seja por ser destinada a todas as pessoas, sem distinção, como diz Allah, o Altíssimo, “E não te enviamos senão para todas as pessoas, sem distinção, como alvissareiro e admoestador” [Sabá: 28]. E diz o profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele): “Os profetas eram enviados cada um ao seu povo, e eu fui enviado a todas as pessoas sem distinção e me foi concedido o direito a intercessão (pelas pessoas no Dia do Juízo Final)”. Sem contar que a sua mensagem é recheada de misericórdia, de humanismo, de dignificação do ser humano; pelo simples fato de ser humano, independente de religião, cor, sexo, idioma. Diz Allah, o Altíssimo: “E dignificamos os filhos de Adão” [A Viagem Noturna: 70].

O humanismo na vida do profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) fica evidente quando observamos a forma como ele se relacionava com seus companheiros, com suas esposas, com seus netos e com as pessoas de uma maneira geral. Vejamos alguns exemplos:

* Ele dizia acerca de Abu Baker Assidik (que Allah esteja satisfeito com ele) “A pessoa que mais esteve comigo com sua amizade e riqueza foi Abu Baker”, e numa outra versão disse (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) “Allah me enviou até vocês, e enquanto vocês disseram ‘você mentiu’, Abu Baker disse ‘Você diz a verdade’ e me apoiou com a sua presença e a sua riqueza. Acaso vocês vão deixar somente para mim ele como amigo?”

E dizia acerca de Salmán Al Farisi: “Salmán é da nossa família”.

* Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) era o melhor para com a sua família e dizia acerca da mãe dos crentes, Khadijah (que Allah esteja satisfeito com ela): “Ela creu em mim quando todos descreram, acreditou quando todos desmentiram, me apoiou com sua riqueza enquanto me boicotaram e fui agraciado com filhos junto a ela e fui privado deles com as outras esposas”. E permaneceu fiel a ela enquanto ela esteve viva e também depois de sua morte, e como sinal disso ele honrava as amigas que costumavam visitá-la em vida. Certa vez uma idosa foi à casa de Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) e ele a tratou com toda a consideração, carinho e respeito, e quando perguntado por Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) acerca dela, disse: “Ela nos visitava quando Khadijah (que Allah esteja satisfeito com ela) era viva, e manter os laços é parte da fé”.

* Ele amava muito seus netos e era extremamente zeloso e cuidadoso com eles. Disse Abu Bakra: “Eu vi o mensageiro de Allah no púlpito com o seu neto Hassan, filho de Ali. Ora ele se dirigia às pessoas, ora a ele, e dizia ‘Esse meu neto é um líder e Allah fará com que ele una dois grandes grupos dentre os muçulmanos’”. E certa vez Al Aqraa bin Habis viu o profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) beijando os seus netos Al Hassan e Al Hussein e disse: “Eu tenho dez filhos e nunca beijei nenhum deles”. Então disse o profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele): “Aquele que não tem misericórdia, Allah não terá misericórdia dele”. E numa outra versão, disse: “O que eu posso fazer se Allah retirou a misericórdia de seu coração?”.

* O profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) era o mais misericordioso com as pessoas, em especial com as crianças e os mais necessitados. Disse (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) “Eu levanto para orar desejando prolongar a minha oração, e quando escuto o choro da criança eu encurto a oração para não dificultar para a mãe da criança”, e disse (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) “Aquele que liderar a oração, que o faça de forma breve, pois atrás dele há o doente, o fraco e o necessitado”.

* O profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) nos ensinou também o bom gosto e o refinamento no trato ao mesmo tempo, ao dizer “Não menospreze nenhum tipo de boa ação, nem que seja encontrar o seu irmão com um sorriso no rosto”. E também: “Não menospreze o bem que pode fazer para a sua vizinha, nem que seja com um pedaço de osso de carneiro com pouca carne”.

Fica evidente nesse ensinamento que aquele que ajuda não deve se envergonhar do pouco que tem para ajudar e que isso não deve ser um impedimento, pois uma moeda pode valer mais que mil moedas. Disse (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele): “Aquele que fizer caridade com o equivalente a uma tâmara, ganho de forma lícita – e Allah só aceita o bom –, Allah receberá essa caridade com a Sua direita e cuidará dela, assim como vocês cuidam de seus filhotes, até que esteja do tamanho de uma montanha”.

Assim como aquele que recebe uma doação ou um presente não deve constranger aquele que doa ou presenteia, mesmo que este seja pequeno, mas deve, sim, agradecer mesmo que o recebido seja pouco. Disse (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) “Aquele que não agradece as pessoas não agradece a Allah”, e isso foi confirmado por Ibin Abás (que Allah esteja satisfeito com ele) ao fazer a explicação das dez recomendações contidas na Surata dos Gados, ayát 151 a 153.

Em sendo assim, a nossa conclamação às virtudes humanas não é algo político ou algo simplesmente humano, é de fato uma crença, uma legislação religiosa e uma adoração com a qual nos aproximamos de Allah, o Altíssimo. E em vez das nações e povos tentarem agredir, atacar, destruir, menosprezar uns aos outros, que se unam naquilo que vem para o bem da humanidade, uma vez que Allah, o Altíssimo, diz: “Ó humanos! Nós vos criamos de macho e fêmea, e vos dividimos em povos e tribos para que se conhecessem uns aos outros” [Surata Al Hujrat: 13].

Por fim, se a humanidade investisse na eliminação da fome, da pobreza, na cura de doenças e no desenvolvimento da vida o mesmo que investe nas guerras e na destruição, a situação humana mudaria de tal forma que seria benéfica para ela nos assuntos religiosos e mundanos.

2- مقال نبي الرحمة باللغة البرتغالية

MUHAMMAD, O PROFETA DA MISERICÓRDIA

Prof. Dr. Muhammad Mokhtar Jum‘ah

Ministro do Awqaf

Allah, o Todo Poderoso, enviou nosso profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) misericórdia para os mundos. Allah, o Todo Poderoso, mencionou no Alcorão sagrado SURATA AL AMBIYÁ versículo 107: “E nós não enviamos a ti, [ó Muhammad], excetocomo uma misericórdia para com os mundos”. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) se apresentou dizendo: “Ó povo! Na verdade, sou a misericórdia abençoada”. O Alcorão afirma esse significado declarando na SURATA AT TAUBAH versículo

“Chegou-vos um Mensageiro de vossa raça, que se apieda do vosso infortúnio, anseia por proteger-vos, e é compassivo e misericordioso para com os crentes.”

O livro enviado com o profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) é um livro de misericórdia; Allah, o Todo-Poderoso, revelou no Alcorão sagrado SURATA – AL ISRÁ versículo 82:”E revelamos, no Alcorão, aquilo que é bálsamo e misericórdia para os fiéis;” Sua

religião é a religião da misericórdia, segurança, preservação e paz para todos os seres humanos.

uma religião que estabelece alicerces de coexistência pacífica entre todas as pessoas de uma forma que salve e proteja suas propriedades com bases humanas puras sem discriminação por sua religião, cor, raça ou etnia. Todas as vidas são salvaguardadas; a honra e a propriedade de todas as pessoas são protegidas; e tudo que foi confiado deve ser entregue ao seu dono sem exceção. Este é o nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) confiando ao seu primo Ali ( que Allah esteja satisfeito com ele) quando ele migrou para Medina para devolver o que foi confiado (mantido) a ele por àqueles que o prejudicaram, o expulsaram com seus companheiros e confiscaram suas riquezas e propriedades.

No dia em que o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) foi para Ta’if divulgar para as pessoas o Islam, eles negaram sua missão e forçaram seus escravos e meninos de rua a atirar pedras nele até que seus pés sangrassem. Então, o anjo das montanhas veio até ele e disse: “Ó Muhammad, Allah ouviu o que seu povo havia dito a você. Eu sou o anjo das montanhas, e Allah me enviou a você para que você possa me dar suas ordens, para fazer as montanhas ao redor de Taif desmoronarem, matando todos os habitantes da cidade.” Para surpresa de todos, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não, porque espero que Allah faça de sua descendência um povo que adorará Deus somente, sem associar nada a Ele.” Eu espero que Allah crie entre os seus descendentes pessoas que venham a adorar a Allah e testifiquem que não há deus a não ser Allah.” Quando pedido para suplicar contra os descrentes, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse:” Eu não fui enviado como maléfico, mais sim como Misericórdia.”

O Islam é a religião da misericórdia e da paz para o mundo inteiro. O Islam não sanciona matar qualquer pessoa por suas crenças. Quando o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) viu uma mulher que foi morta no campo de batalha, ele disse: ‘Quem a matou? A mulher não é aquela com quem os combates deveriam ter ocorrido”.

Isso afirma que os descrentes não devem ser mortos apenas por sua descrença e que a luta foi sancionada para repelir a agressão, porque não há compulsão na religião. Além disso, a grosseria no discurso deve ser evitada como Allah, o Todo-Poderoso, diz ao nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), na SURATA AL IMRAN versículo 159:” Pela misericórdia de Deus, foste gentil para com eles; porém, tivesses tu sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti. Portanto, indulta-os implora o perdão para eles e consulta-os nos assuntos (do momento). E quando te decidires, encomenda-te a Deus, porque Deus aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam”.

O Alcorão aborda os descrentes na língua do nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e a língua de seus companheiros dizendo na SURATA “SABÁ” versículo

“E de nada valerá a intercessão junto a Ele, senão a daquele a quem for permitida”. O Alcorão não diz, estamos sob orientação e você está em claro erro, mesmo que a sua orientação errada esteja clara. Isso é conhecido entre os sábios como um estilo de justiça e esta é a nossa cultura que trata o outro com justiça até mesmo no discurso.

O Islam nos ordenou falar boas palavras com as pessoas como Allah Altíssimo revelou no Alcorão SURATA Al-Baqara versículo 83, “falai ao próximo com doçura”, ou seja, para todas as pessoas. De fato, nos foi ordenado dizer sempre o melhor, como foi revelado no Alcorão SURATA AL ISRÁ

versiculo 53, ” E dize aos Meus servos que digam sempre o melhor”, e fazer sempre o bem como foi revelado no Alcorão SURATA AL ISRÁ versículo 53,” De fato, nos foi ordenado dizersempre o melhor”, e também Allah Altíssimo nos ordenou: ” E dize aos Meus servos que digam sempre o melhor”, e fazer sempre o bem,”Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo! Porém a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos bem-aventurados.” Na SURATA Fussilat versículos 34 e 35. Este é o nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e estes são os modos do nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) que disse: “Eu fui enviado para aperfeiçoar o bom caráter.”

Se a nossa religião é a religião da misericórdia e o nosso Livro é o Livro da misericórdia e o nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) é o profeta da misericórdia, então qual é o nosso problema e o que nos aconteceu? Como alguns daqueles que são considerados como muçulmanos atingem esse grau de agressividade? E qual é o caminho?

Não há dúvida de que muitos fatores estão por trás desse fenômeno, incluindo o domínio de pessoas não qualificadas e não especializadas sobre o discurso de Dawah e seu sequestro por longos períodos e a crença de forma errada, isto é comum entre alguns deles em ir ao extremo para reforça e fortalecer a religião de alguém. Há uma necessidade urgente de corrigir todos esses equívocos, afirmando que o Islam é a religião da misericórdia, da tolerância e da comodidade. Juristas instruídos concordaram que a jurisprudência implica em comodidade. Nenhum jurista disse que isso implica em extremismo, Allah, o Todo-Poderoso, nos revelou na

SURATA Al Baqara versículo 185: “Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade”, também nos revelou na SURATA Al Hajj versículo 78,” Ele vos elegeu. E não vos impôs dificuldade (982) alguma na religião, porque é o credo de vosso pai, Abraão. Ele vos denominou muçulmanos, antes deste e neste (Alcorão), para que o Mensageiro seja testemunha vossa, e para que sejais testemunhas dos humanos”.

Também nos revelou na SURATA Al Hujarat versículos 7 e 8, “E sabei que o Mensageiro de

Deus está entre vós e que se ele vos obedecesse em muitos assuntos, cairíeis em desgraça.

Porém, Deus vos inspirou o amor pela fé e adornou com ela vossos corações e vos fez repudiar a incredulidade, a impiedade e a rebeldia. Tais são os sensatos. Isso, pela graça e favor de Deus; e Deus é Prudente, Sapientíssimo”.

Sempre que nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) recebesse uma opção entre duas coisas, ele costumava escolher o mais fácil dos dois, desde que não envolvesse nenhum pecado ou corte de laços de parentesco. Entretanto, se envolvia pecado ou corte em laços de parentesco, ele era o mais distante disso